X

Login do Site

Esqueceu sua Senha?
AUSBRAUSAUSABRAAUSBRAUSAAUS

A Evolução dos Surfistas

by Juan on May 18, 2016

O Treino do Surfista de hoje em dia


O Kelly Slater aquece para entrar na sua batéria.

Ser saudável e estar em boa forma jamais esteve tão na moda quanto agora. Especialmente quando o assunto é o surf profíssional. br />
Não faz muito tempo que os surfistas viajavam pelo mundo de graça e passavam o tempo todo de ressaca de festa em festa chegando atrasados para suas baterias. Que vida, pareciam estrelas de Hollywood sem nenhuma preocupação e ainda surfavam nos melhores picos dividindo o lineup com poucos outros.

Aos poucos foram mudando, o Campeonato mundial de hoje é quase irreconhecível e os surfistas da elite mais ainda. Hoje são atletas que dormem cedo, acordam cedo, comem bem, bebem pouco, não usam drogas… enfim viraram atletas sérios. Muitos deles são patrocinados por marcas de alimentos saudaveis e alguns inclusive ajudam a desenvolver estes produtos e ainda investem nas marcas, muito diferente do passado quando nossos surfistas favoritos eram patrocinados por marcas de cerveja populares. br />
Inclusive depois de ganhar importantes campeonatos muitos deles vão dormir cedo e acordam de madrugada para ir surfar.


O Mick Fannind da DHD evoluiu e mudou. Quem lembra do seu alter-ego Eugene? Esse sim era pura doideira, mas ele não aparece muito hoje em dia.

Ainda lembramos daquela historia onde Occy, Nathan Hedge e Luke Egan acordaram cedo em Cloudbreak no dia do aniversario do Hedge e saíram remando de kayak com suas pranchas amarradas atrás e encheram a cara no palanque dos juízes, quando amanheceu eles foram os primeiros no lineup .

Antigamente os profissionais estavam na agua de madrugada pois varavam a noite, hoje eles acordam cedo e treinam como atletas de alta performance.

Hoje os surfistas são exemplos de saúde, alimentação perfeita e regime de treinos puxado ao ponto que assustam atletas profissionais de outros esportes.

E com razão. Não é a toa que o esporte esta em transição e quase irreconhecível. As transmissões ao vivo gratuitas elevaram o patamar das competições, campeonatos, performances e com isso os salaries dos atletas. E para se manter no topo do ranking e continuar vivendo o sonho os surfistas hoje tem que treinar cada vez mais.

Há um novo Mercado hoje que consiste em treinos dedicados para o aprimoramento do surf. Professores de educação física, personal trainers, terapeutas esportivos e até centros de treino específicos para o surf estão surgindo pelo mundo. Um dos mais conhecidos é o Hurley High Performance Center em NSW na Austrália onde eles oferecem técnicos de surf, persona trainers, programas de fitness e nutrição que focam em elevar o desempenho dos atletas/alunos. E estes centros não são só para atletas de ponta, eles treinam surfistas comuns, amadores e até a molecada querendo garantir seu lugar no topo do esporte no futuro.


O lendário Gerry Lopez cuida da sua saúde e alma e ainda surfa melhore que nos todos.

Antigamente os técnicos dos surfistas muitas vezes eram seus próprios shapers, e se você era seu próprios shaper estava ferrado…. No começo das competições muitos dos surfistas competiam totalmente chapados, mas poucos deles eram competitivos já que o esporte era menos professional, os eventos tinham pouca exposição e a premiação era mínima. A premiação era tão ruim que poucos deles ganhavam o suficiente para cobrir os custos de cada Campeonato. E os contratos de patrocínio eram tão medíocres que muitas vezes contemplavam pagamento em produtos, era muito raro receber salaries das marcas.

Hoje os atletas de ponta ganham milhões de dólares por temporada só para competir, e estamos ate sendo considerados a ser inclusos para competir nas olimpíadas. Te garanto que nenhum dos primeiros surfistas imaginaram essa possibilidade.


Dave Rastovich é outro surfista que usa o yoga para se manter em forma e cuida muito da sua alimentação.

Mas não são só os competidores que estão se dando bem, os freesurfers também estão surfando nessa onda de bonança. Mas para compensar e compensar seus estilos de vida eles tem que garantir boas performances dentro da agua na frente das câmeras, por isso eles também mantem regimes de treino regrados e vidas normalmente saudáveis mas não tanto quanto seus colegas que competem. Viver saudável e bom para todos, tanto faz se você é um competidor ou um surfista de finais de semanas. A medida que envelhecemos a nossa alimentação se torna cada vez mais importante e fundamental para aproveitar melhor cada sessão de surf e onda.


Pyzel’s John John Florence tem programas de treino que alem de ser eficientes são divertidos!

Tudo mudou no surf. O surf é pop e continuará crescendo. Hoje a indústria está crescendo muito e é só o começo. Na nossa opinião é ótimo que os surfistas hoje vivam saudavelmente para continuar evoluindo dentro d’agua. Com os avanços nos treinos, nos shapes e materiais das nossas pranchas e a popularização das piscinas de ondas nos estamos vendo só o começo.

Comments

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: