X

Login do Site

Esqueceu sua Senha?
AUSBRAUSAUSABRAAUSBRAUSAAUS

As Regras do Lineup

by Juan on September 28, 2015

Como se Comportar no Outside

Escrevemos esta matéria pois sabemos que com a chegada do verão e a popularização do surf no nosso país, nossas ondas ficam mais crowdeadas a cada dia. E parece que poucos conhecem as regras básicas de comportamento dentro d´agua, e os mais experientes tendem a esquecer estes “mandamentos” quando somos obrigados a dividir com tantos outros.

Às vezes nós, da Boardcave, também erramos nas ondas, e temos que lembrar que em alguma momento das nossas vidas também fomos iniciantes e um pouco perdidos dentro do mar.

Existem algumas leis ou regras extra oficiais que buscam algum tipo de harmonia, segurança e ordem no lineup. Foram to mas o bom senso e respeito E é The trick here though, is that there is no written rule book or laws that apply. These are all un-written rules and for the most part, try to keep things organized and safe.

Percepção Espacial

Temos que considerar que os iniciantes estão entrando em um ambiente novo e intimidante, e por isso alguns podem até ficar perdidos e não prestar atenção nas coisas que acontecem ao seu redor. Por isso se você ver um iniciante, respeite o fato que talvez ele/ela não saiba o que está fazendo e dê espaço para que aprenda com segurança e tranquilidade. Se você for iniciante entenda as condições do mar e seja sincero com você mesmo, se estiver fora da sua zona de conforto é melhor não encarar o dia de surf. Quando o mar está grande além do perigo que o próprio tamanho das ondas representa, as correntezas também são mais fortes e se não tiver controle da sua própria prancha ela pode bater em você ou nos outros causando acidentes, às vezes graves.

king kelly dealing with crowds
Até o rei Kelly enfrente o crowd, nesta foto ele está avaliando se vale a pena entrar ou não na onda.

Atravessar a Arrebentação

A nossa meta ao atravessar a arrebentação é chegar no outside o mais rápido possível sem atrapalhar nem interferir na onda de ninguém.

Não pense que o surfista que está na onda sabe onde você está, e mesmo se você tiver certeza que ele te viu, não estrague a onda dele. Se você está se aproximando do surfista na onda e pode furar a parede com facilidade mas vai acabar interferindo na onda dele, é melhor fazer o joelhinho no meio da espuma. Lembre-se que uma hora vai ser você na onda e vai querer correr ela toda sem ter que se preocupar em desviar dos outros.

sufer running over surf
Try not to ruin someones wave and have your feet cut off. For your own safety, paddle into the breaking wave, not in the path of a surfer coming down the line.

Vale a pena procurar o canal e usar ele para chegar com menos esforço no outside. A maioria de picos onde surfamos tem suas ondas quebrando sobre bancadas definidas que são mais rasas, e normalmente ao lado há canais mais fundos onde as ondas terminam e a àgua evacua de volta pro mar causando uma corrente que diminui a necessidade de remar. Se você estiver preso na zona de impacto é melhor remar até o canal por mais que seja um pouco mais longe pois assim você pode poupar energia e também sair da frente de outros surfistas..

Use sempre o equipamento certo para as condições. Temos algumas matérias muito interessantes que o ajudarão a achar a prancha certa sempre. Por exemplo, não adianta querer usar uma pranchinha de alta performance quando se inicia no esporte, além de jogar dinheiro fora, com certeza irá atrasar o aprendizado e estagnar a evolução. Também não adianta usar um long que não se encaixe em ondas maiores e mais cavadas, dificulta a chegada no outside e até o mesmo drop, em casos mais extremos uma prancha pode virar uma arma nas mãos erradas e no mar errado.

Direito da Via

A maioria das ondas tem picos definidos sobre uma bancada que determinam se ela vai quebrar pra direita ou esquerda com maior frequência. Existem regras que garantem que todos tenhamos nossa vez de pegar ondas. Mas ao mesmo tempo, com a popularidade crescente do nosso esporte os lineups estão ficando cada dia mais crowdeados e nem sempre tem onda para todo mundo. Por isso nem sempre as regras são respeitadas por todos e normalmente os locais conhecem melhor o pico garantindo que peguem melhores e mais ondas. .

crowded lineup
We’ve all been in that lineup where drop-ins are frequent and it seems the locals happen to get all the good waves.

Normalmente, no crowd, você tem que esperar sua vez de pegar onda entrando numa fila imaginária onde a cada onda surfada você chega mais perto do pico que normalmente é o melhor lugar para fazer o drop. Quando a onda se aproxima o surfista mais perto do pico tem preferência e os que estão mais afastados devem respeitar isto e deixar que o surfista surfe a onda.

Esta é uma regra que nem sempre é respeitada se o surfista na prioridade demora muito para levantar e deixa passar muitas ondas. Assim como também os surfistas de long ou SUP que tem uma vantagem enorme na remada e poderiam se quisessem pegar todas as ondas, pois além de pegar elas, eles conseguem surfar a onda e chegar no outside antes. Por isso eles devem ceder algumas ondas permitindo que todos tenham uma chance de surfar evitando frustrar os outros e criar uma situação chata no crowd..

Trate os Outros Como Você quer ser Tratado

O mais importante é “tratar os outros como você quer ser tratado.” Nossos pais nos ensinam isto desde que aprendemos a caminhar e devemos aplicar este ensinamento na àgua também. Bom karma ajuda quando surfamos com outros.

mick fanning negotiates crowd
Mick Fanning knows his local spot better than 95% of the people that surf there. He knows it is crowded, but he uses his local knowledge to snag the better waves and test out his boards from DHD Surfboards.

99% de nós surfamos para nos divertir, somente para poucos surfar é uma profissão ou carreira onde necessitam pegar toda onda possível, caso contrário parecem que vão morrer (mesmo que alguns de nós pense da mesma forma). Se você não estiver curtindo as ondas e rabeando os outros é melhor sair da àgua, volte no outro dia para não perder o respeito dos outros.

Se você está remando em um pico novo respeite os locais que surfam ali todo dia. Não precisa se sentir intimidado, fazendo isso você irá pegar ondas sem problema. Agora, chegar chegando como se fosse dono do lugar não é inteligente, e dependendo do lugar pode ser uma passagem de ida pro hospital.

E se você é local de um pico com boas ondas tente lembrar que as ondas são escassas e o número de surfistas só aumenta, então é provável que a cada dia mais surfistas cheguem para surfar com você. Use sua experiência para garantir as melhores ondas, mas respeite para ser respeitado..

Divirta-se, e respeite. Seu surf será muito melhor.

Comments

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: