X

Login do Site

Esqueceu sua Senha?
AUSBRAUSAUSABRAAUSBRAUSAAUS

Escolha a Prancha Perfeita

by Juan on August 19, 2015

Os fatores que afetam na escolha da sua prancha

Se você é um iniciante, intermediário ou surfista de alta performance, escolher a prancha certa para suas habilidades e as condições é crucial para ter uma bem-sucedida e divertida experiência de surf.

O surfista intermediário e de alta performance geralmente já têm uma boa ideia das medidas exatas que precisam surfar bem em qualquer tipo de onda ou condições de mar.

Não existe uma prancha específica que possa ser usada em todos tipos de ondas ou condições. A base da prancha, regular ou goofy, também muda segundo as condições ou tipos de ondas.

Se você estiver começando no surf, realmente é necessário apenas uma prancha normal, específica para iniciantes. No entanto, chega um momento, que você precisa avançar evoluir seu surf e precisa saber que não esta surfando na prancha errada, então sim será fundamental trocar a sua prancha para uma que ajude na projeção do drop e nas manobras.

Mick dando um check na DHD Skeleton Key
Mick dando um check na DHD Skeleton Key.

Coisas a considerar ao escolher uma prancha

Há uma série de fatores que você tem que considerar ao escolher a prancha certa para um determinado dia.

Em primeiro lugar, o seu Nível de Habilidade como um surfista. Você é um iniciante, intermediário ou um surfista de alta performance? Não tem porque você comprar comprar uma prancha de alta performance se você nem consegue ficar em pé.

Em seguida será seu Condicionamento Físico. Mesmo em níveis avançados de surf, se você não tiver um bom prepare físico, você pode precisar de uma prancha com um pouco mais de volume para maximizar sua contagem de ondas e duração da sessão.

O seu tamanho – em particular sua Altura e Peso – também ajudará a determinar o volume que você precisa para um estilo de prancha.

E por último mas não menos importante, os Tipos de Ondas que você irá surfar. Serão ondas rápidas e cavadas ou suaves, lenta e quebra mar? Diferentes ondas vão precisar de pranchas diferentes.

Todos esses fatores vão desempenhar um papel na evolução do seu surf. Mesmo já tendo considerado estas questões vez ou outra ao comprar uma prancha, considere estas ideias ao escolher a próxima e poder montar seu quiver dos sonhos.


Tem todo tipo de shape e tamanho da esquerda pra direita: The Nugget da Pyzel Surfboards, Flash Point da Chemistry Surfboards, Twin Fin da DHD Surfboards, The Amigo da Pyzel Surfboards, Adam Melling da Emery, Pocket Knife da DHD Surfboards, Gun 1 da SharpEye Surfboards, Padillac da havaiana Pyzel Surfboards e o long TPLB do T. Patterson.

Nível de Habilidade

Como mencionado acima, um iniciante pode precisar apenas de uma boa prancha iniciante até alcançar um certo nível de progresso.

O iniciante vai precisar de algo que tenha um bom volume e estabilidade. Para a maioria, a prancha de surf perfeita vai ser algo em torno de 7-8 pés de comprimento, pelo menos, 22 polegadas de largura e cerca de 3 polegadas de espessura. A IT da Stretch Surfboards é uma ótima opção.

Uma pranche deste tamanho oferece muito volume para ajudar a pegar mais ondas e furar a arrebentação. A largura e espessura junto com o bico arredondado e rabeta larga ajudam a criar uma plataforma estável para ficar em pé e correr as primeiras paredes.

Uma soft top também funciona muito bem para iniciantes já que é macia, segura, oferece muito volume e estabilidade.

Se você optar por uma soft e já estiver mais confortável na agua e pegando muita onda pode ser uma boa hora para fazer o upgrade e encomendar uma prancha de fibra um pouco menor.

Condicionamento Físico

O seu nível de condicionamento físico também vai desempenhar um fator-chave para determinar o que você vai querer para surfar. Hoje em dia surfo melhor que que a 10 anos atrás, mas meu condicionamento já não é o mesmo.

Minhas pranchas também ficaram um pouco mais grossa e mais largas do que costumavam ser. Isso pode ser eu sendo mais realista sobre o meu surf, mas certamente ajuda a manter minha contagem de onda para cima.

Mantendo minhas pranchas no lado com mais borda e afinando para o bico para um bom trilho vai garantir que eu possa continuar a remar em ondas mais críticas, ainda mantendo os meus níveis de desempenho elevado.

Para mim, manter-se nas ondas tornou-se mais um desafio do que em épocas passada, mas eu ainda quero surfar ondas de alto desempenho quando estou em uma sessão. Por isso é importante que eu escolha a prancha certa para o meu nível de condicionamento físico.

A idade também é fator importante no surf. Exemplo: dois surfistas surfando a mesma onda ao mesmo nível avançado um com 25 e outro com 45 anos de idade. Ambos os surfistas tem a mesma altura e peso, mas você provavelmente vai descobrir que eles estão surfando a mesma onda com pranchas diferentes.

Em muitos casos, o surfista mais jovem terá mais resistência do que o surfista mais velho. Mesmo que ambos sejam remadores fortes, o surfista mais velho tende a cansar mais rápido lá fora.

Com um pouco mais de volume na prancha, o de 45 anos será capaz de fazer uma sessão como o de 25 anos, já que ele não terá que gastar tanta energia remando.

Altura e Peso

Sua altura e peso definitivamente desempenham um papel fundamental na determinação de qual as pranchas você vai querer montar. Este é um dos primeiros elementos a considerar, e o volume da prancha depende muito deste fator. O problema com a maioria das calculadoras de volume é que elas não têm mais nada em consideração. Nossa tecnologia patenteada Motor Conselho considera outros fatores, incluindo a capacidade, idade, estilo de prancha e as ondas que você surfa para dar a você os melhores resultados.

Isso não quer dizer que altura e peso não são importantes, eles são definitivamente são! No entanto, eles devem ser considerados entre uma série de outros fatores. Seu tamanho é um elemento crucial quando se trata de escolher a sua prancha.

Podemos ver isto em surfistas de todos os níveis. Mick Fanning que pesa 73 kilos e mede 1,78m usa equipamentos diferentes que o Jordy Smith que pesa 86 kilos e mede 1,88m. Mick pode usar só 26 litros na sua 2015 MF Ducks Nuts 5’10 no mesmo mar que o Jordy usaria uma Bunny Chow da Channel Islands 5’11 de 29,4 litros.

dhd ducks nuts vs channel islands Bunny Chow
A Ducks Nuts Mick Fanning Replica da DHD Surfboards (acima) e a Bunny Chow da Channel Islands (embaixo).

Tipo de Onda

Por último, mas nem por isso menos importante, é o tipo de onda que você gosta de surfar. Esta é a razão exata pela qual a grande maioria dos surfistas possui um quiver de pranchas. Tipos e condições das ondas são bem diferentes de local para local e dia a dia por isso bom ter um quiver se você está pensando em surfar muito.

Vivendo em Dana Point, eu tenho acesso a uma grande variedade de ondas. Eu posso correr até Doheny e tenho a certeza de obter uma vaga em um local relativamente protegido do vento.

85% of the time, I am going to grab a longboard like the Piñata by Canvas. When it does get bigger, it’s very rarely a hollow wave. This means I’m going to want to step down off the longboard and pull out a fish or a stubby style board like the Los Dos from Nation Surfboards or the Grave Digger by Vampirate.

Por perto, a praia Salt Creek fica à direita da estrada. Nesse tipo de onda, eu posso querer obter algo com um pouco mais de desempenho, assim uma prancha como a Boombastik da Chymestry Surfboards vai me ajudar a intensificar, ou se eu estou afim, uma The Disca, Álbum Surfboards.

Close by, Salt Creek beach is right up the road. At a wave like this, I may want to get something with a little more performance to it that’s going to help me step it up a little like the Boombastik by Chemistry Surfboards, or if I am feeling groovy something like Album Surfboards The Disc.

É por isso que é importante aumentar o seu quiver de pranchas para o seu nível de surf progredir. Isso fará você maximize o seu tempo na água e vai dar uma melhor compreensão de como a onda trabalha com sua prancha.

O Adam Melling botando pra dentro de um tubo em Teahuppo
Aqui temos o Adam Melling botando pra dentro de um tubo em Teahuppoo com a sua Adam Melling Pro Model aproveite e compre a última do nosso estoque.

Recapitulação

Se você estiver querendo maximizar o seu tempo na água, é importante olhar para todos os atributos que contribuem para sua seleção de prancha e quiver. Suas habilidades, preparo físico e corpo vão te indicar a melhor direção, e combinando isso com o tipo de onda que você pretende surfar, você conseguirá montar um quiver dos sonhos e que será a inveja de todos seus amigos.

Todos esses fatores devem ser considero, embora é você quem determina o que você quer no surf. Se você só tem tempo para sair uma vez por semana ou talvez até mesmo poucos meses e, geralmente vai para o mesmo lugar, basta fazer uma que se adapte ao local, considerando a variedade de condições que você pode encontrar de um dia para outro.

Se você gosta de surfar pontos diferentes com diferentes tipos de onda, você não será desapontado em ter um quiver de vários tipos. Isso irá garantir que não importa as condições de onda que você vai encontrar, você vai ter um quiver irado para escolher e tirar o máximo proveito do seu surf.


Gostou desse artigo¿ Odiou este artigo¿ Deixe sua opinião nos comentários abaxo. Curta nosso Facebook e nosso Instagram pra ficar por dentro dos lançamentos, modelos mais populares, promoções. O que você mais considera ao escolher sua prancha¿ Conte-nos nos comentários abaixo.

To keep up to date with The Surfers Corner and it’s latest articles, make sure you follow Boardcave on the Boardcave Facebook page and on our Boardcave Instagram page.

Reading on your iPhone? Click Here to Like us on Instagram.



Subscribe
Signup to our newsletter for all the latest articles and newest surfboard models…

Comments

Previous post:

Next post: